A educação é considerada o grande bem da humanidade.Alguns homens se destacam no mundo por promover essa mudança mundo. Não muito distante de Sergipe. Bem aqui na região Nordeste, mais precisamente na cidade de Sobral, no Ceará, a educação alcançou os primeiros lugares nos índices nacionais, por apresentar um modelo educacional que deu certo. A proposta positiva chega ao Estado de Sergipe, através da propositura do deputado Estadual, Zezinho Guimarães (PMDB).

Sobral é uma cidade pacata, com 200 mil habitantes, e com um diferencial que foge à realidade de um Brasil que não demonstrara índices elevados na educação. Na cidade cearense, a educação e tida como responsabilidade de todos. Já que pais, professores, gestores, todos são convidados a participar da vida escolar dos estudantes. A fórmula deu resultado positivo e serve de exemplo para toda a nação. “É de grande valia o investimento em uma educação de sucesso. O que deu certo num determinado local deve ser visto com bons olhos por gestores de outras cidades e Aracaju, e os municípios de Sergipe, em geral, devem tomar como exemplo essa forma de entender a educação”, diz Zezinho Guimarães.

Ele observa que o grande propósito é trazer até os estudantes e educadores sergipanos, a proposta que deu certo. Para Zezinho Guimarães a forma como é administrada a escola em Sobral, através de um processo de seleção envolvendo pessoas capacitadas já é algo positivo e de característica vitoriosa. “Quem ganha na seleção administra a escola. Podem ser profissionais de diversas áreas à concorrer. Quem se sair melhor assume a escola”, atenta Guimarães.

O parlamentar observa que a experiência de Sobral já é mais do que aprovada e, com certeza, dará certo em Sergipe. Ele só vê pontos positivos e, acha, sim, que qualquer pessoa de boa vontade, formação e que demonstre aptidão pode administrar a escola e fazer com  que  ela seja de sucesso. Ele deixa claro que o processo vem beneficiar todo o povo sergipano porquê através da educação, todos saem ganhando.

 

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Jadilson Simões