Capa » Ação 15 » Sejuc recebe do Ministério da Justiça cinco novos carros-celas para transporte de presos

Sejuc recebe do Ministério da Justiça cinco novos carros-celas para transporte de presos

 not1_1 O Departamento do Sistema Penitenciário de Sergipe (Desipe) conta, agora, com mais cinco carros-celas para realizar a escolta de internos do sistema prisional até as audiências. A entrega das chaves dos veículos foi realizada na manhã desta terça-feira, 19 de novembro, pelo Secretário de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor, Benedito de Figueiredo, a Manuel Lúcio Neto, diretor do Desipe.
Os cinco furgões adaptados para o transporte de presos representaram um repasse aproximado de R$ 600 mil do Ministério da Justiça ao Estado de Sergipe, e o alinhamento da medida ocorreu durante a visita do Ministro Eduardo Cardoso a Sergipe, em setembro passado, quando da adesão do Estado ao Programa Brasil Mais Seguro.

De acordo com o Secretário Benedito de Figueiredo, o repasse é resultante do esforço empreendido junto ao Ministro e do prestígio do Governador em exercício Jackson Barreto. “Fizemos a solicitação ao Ministro, que prontamente atendeu ao nosso pleito com a máxima urgência. Prova disso é que, em menos de sessenta dias, os carros já estão à nossa disposição”, afirmou o Secretário. Ainda segundo o gestor, o seu empenho e do Governador vêm ao encontro do pleito do Judiciário, no que diz respeito às audiências nos fóruns sergipanos.

Na prática, portanto, o recebimento do repasse significará que o Desipe poderá ampliar a sua capacidade operacional para conduzir presos às audiências, contribuindo para a celeridade dos processos judiciais. “Estamos nos preparando para atender o sistema penitenciário sergipano cada dia melhor. Já estivemos em reunião com a Corregedora do Tribunal de Justiça, Desa. Suzana Maria Carvalho Oliveira, no mês passado, e estamos fazendo a nossa parte para que as audiências ocorram da maneira que devem ser”, explicou o Secretário.

Segundo Manuel Lúcio Neto, além de servir às audiências, os novos carros-celas irão contribuir bastante, também, para operacionalizar transferências de presos entre presídios e outras locomoções de internos necessárias no sistema prisional. “Isso é essencial porque são carros que oferecem segurança aos agentes penitenciários, imprescindível para que possam realizar seu trabalho com a garantia de que tudo ocorrerá bem. É um reforço importantíssimo para o nosso trabalho”, disse o diretor do Desipe.

Isso porque cada veículo é equipado com câmeras internas e externas que transmitem as imagens para a cabine do motorista. Esses dispositivos aumentam a segurança do transporte de presos para audiências e transferência entre presídios. Cada um dos carros-celas possui capacidade para transportar dez presos, sete escoltas e o motorista.

Fonte: Sejuc

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


*