Capa » Ação 15 » Secretário pede apoio do Ministério da Cultura para realização do Encontro Nordestino de Cultura 2018
Secretário pede apoio do Ministério da Cultura para realização do Encontro Nordestino de Cultura 2018

Secretário pede apoio do Ministério da Cultura para realização do Encontro Nordestino de Cultura 2018

Na reunião, o secretário apresentou dois importantes projetos que envolvem a cultura do Estado

Encerrando uma agenda de atividades e visitas em Sergipe, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, esteve na Secretaria de Estado da Cultura (Secult/SE) na manhã desta segunda-feira, 08, para uma reunião com o secretário, João Augusto Gama, com o superintendente Irineu Fontes, e demais integrantes da equipe da pasta. No domingo, 07, o ministro visitou a 43ª edição do Encontro Cultural de Laranjeiras, além de passar pelas cidades de São Cristóvão e Japaratuba.

Na reunião, o secretário apresentou dois importantes projetos que envolvem a cultura do Estado. O primeiro foi o convênio com Centrais Elétricas Sergipe (Celse) que financiará a reforma de três unidades da Secult: o Teatro Tobias Barreto, o Arquivo Publico de Sergipe e a Biblioteca Pública Epifânio Dória. O secretário informou ao ministro que as obras serão realizadas ao longo de 2018 proporcionando mais conforto, segurança e longevidade para os espaços culturais. “Essa foi uma grande conquista para a nossa cultura”, frisou.

A segunda apresentação foi sobre o Encontro Nordestino de Cultura, um dos eventos juninos que mais movimenta artistas e as tradições da cultura junina em Sergipe. “O Encontro Nordestino é um evento muito importante, pois preserva a essência das festas juninas em Sergipe e da cultura do nosso povo. Por esta razão, é fundamental que ele continue vivo, e para isso, o apoio do Governo Federal, sobretudo através do Ministério da Cultura, é muito importante”, ressaltou João Augusto Gama entregando o projeto de captação de recursos para 2018 ao ministro.

O ministro Sergio Sá Leitão demonstrou interesse pelos projetos apresentados. Afirmou que irá ler com atenção o projeto Encontro Nordestino de Cultura, para avaliar como o MinC poderá contribuir. Também parabenizou o convênio com a Celse. “Passei em frente a esses prédios e achei a arquitetura bastante interessante”, lembrou.

Projetos de inovação

A reunião na Secult incluiu participação do co-fundador do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), Saulo Barreto, que falou sobre os projetos de economia criativa desenvolvidos em Santa Luzia do Itanhy. A instituição, que se tornou uma OS vinculada ao Governo do Estado, atua dando suporte para a formação de jovens e para o desenvolvimento de produtos inovadores da área de tecnologia, arte e designer, que já estão sendo vendidos em várias partes do Brasil e em outros a países.

“Nós acreditamos num modelo que leve a potência do local para o âmbito global. Temos trabalhado com cases bem sucedidas, qualificando jovens da comunidade para que se tornem multiplicadores”, explicou Saulo Barreto. Na oportunidade, o gestor apresentou três propostas de parceria com o MinC, a primeiro para a replicação do case Santa Luzia do Itanhy para outras cidades e regiões, o segundo para um projeto de difusão de turismo cultural e outro para a criação de uma Bienal de arte e tecnologia em Sergipe.

Sérgio Sá Leitão demonstrou bastante interesse as ações do IPTI e afirmou que a visão do instituto condiz com a da atual gestão MinC. “Acho interessante que este projeto tenha uma base autônoma, independente do Estado e de qualquer gestão. Claro que gostaríamos de mais tempo para realizar tudo que idealizamos, mas nosso interesse é investir em projetos que permaneçam, deixando um legado para a cultura durante esse pouco mais de um ano que teremos pela frente”, ressaltou.

Novo encontro

Ao final da reunião ficou acertado o agendamento de mais um encontro, desta vez em Brasília, que contará com a presença do secretário João Augusto Gama, Irineu Fontes e Saulo Barreto, com o Ministro e sua equipe de secretários. Além disso, Sério Sá destacou que irá receber os representantes do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, na reunião que ocorrerá em março deste ano, também na capital do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*