Capa » Ação 15 » Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher promove palestra sobre câncer de mama na Alese

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher promove palestra sobre câncer de mama na Alese

gr-outubro-rosa

“O câncer de mama pode ser evitado e se for descoberto precocemente, tem 95% de chances de cura”, a afirmação é do mastologista Maurício Aquino Resende que na manhã dessa quarta-feira, 19, fez palestra sobre a doença, as causas e a cura, no grande expediente da sessão plenária, na Assembleia Legislativa de Sergipe. O evento foi uma iniciativa da presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, a deputada, autora da Lei 267/2011 que instituiu o Outubro Rosa como evento oficial em Sergipe, Goretti Reis.

Para a parlamentar, a doença que é considerada uma das maiores causas de morte entre as mulheres no Brasil, pode e deve ser evitada. “O Outubro Rosa é uma campanha necessária porque temos a possibilidade de promover ações para que as mulheres busquem informações e tenham acesso aos tratamentos”, alertou Goretti.

Durante a palestra, o médico alertou para um grande problema que ainda atinge as mulheres o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por que nem sempre elas tem acesso fácil ao diagnóstico e ao tratamento. “Se o diagnóstico deve ser precoce e essa paciente não pode fazê-lo, como evitar a doença? É preciso consciência”, afirmou Maurício Resende.

Para o especialista, a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, é muito importante, uma vez que, tem o objetivo de ajudar nas questões que envolvem a mulher, e o câncer de mama é um problema social grave que precisa do apoio de todos os poderes. “Está de parabéns a deputada Goretti Reis e demais parlamentares pela iniciativa. Trazer à tona o assunto alerta a mulher, os órgãos de saúde e os profissionais que trabalham e cuidam para evitar a doença”, ressaltou.

APOIO

Prestigiaram a palestra o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo, os integrantes da Frente, os parlamentares, Maria Mendonça (PP), Ana Lúcia (PT), Georgeo Passos (PTC), Sílvia Fontes (PDT), Luciano Pimentel (PSB), Antonio dos Santos (PSC), além de outras autoridades, representantes de órgãos e autarquias e movimentos sócias. Todos unânimes em afirmar a importante contribuição que da deputada Goretti com as informações trazidas pelo mastologista Maurício Resende.

O coordenador de relacionamento institucional da Associação dos Amigos da Oncologia (AMO), Antônio Fontes Freitas afirmou que a deputada tem sido uma das pessoas mais dedicadas na luta em favor da mulher. “Rendemos nossa homenagem e agradecemos a ela pelo trabalho desenvolvido como representante do povo e como defensora das causas em favor dos mais necessitados”, afirmou.

Para a presidente do Grupo Mulheres de Peito, Sheila Galba, a enfermeira e mulher Goretti Reis tem contribuído com as ações em favor da mulher, em especial as pacientes com câncer, quando traz uma discussão de extrema valia a casa legislativa com um profissional que entende e gosta do trabalho que desenvolve. “Por ser mulher, a deputada sabe da importância que é a prevenção e o tratamento do câncer de mama. Só em estar preocupada e atenta já nos conforta”, disse.

IMPORTÂNCIA

Ao fim da palestra e debate, Goretti Reis, ressaltou a importância de mais um evento que a Frente Parlamentar realizou, principalmente, pelos resultados que foram obtidos. “Temos agora outra missão, ajudar as mulheres que estão com dificuldades em fazer o exame e o tratamento. Quando o assunto é saúde não há partido político nem lados. Temos que buscar oferecer a eficiência no fluxo de exames e tratamento. Graças a Deus os deputados estão envolvidos em ajudar e agradeço cada um deles na soma por melhorias”, afirmou.

A deputada agradeceu a participação de todos que contribuíram com o debate e mostraram os problemas que as mulheres enfrentam em Sergipe e que é preciso continuar na luta.

Cristina Rochadel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


*