Capa » Ação 15 » Jackson Barreto visita obras do Batistão

Jackson Barreto visita obras do Batistão

jackson barretoA bola parou de rolar, mas será por pouco tempo. É que o Estádio Lourival Baptista, popularmente conhecido como ‘Batistão’, ganhará em breve nova roupagem. Para ver como está o andamento da obra, o governador em exercício, Jackson Barreto visitou no início da manhã desta quarta, 7, a mais tradicional praça esportiva de Sergipe, que recebe investimento na ordem de R$ 15,5 milhões, sendo R$ 1,6 milhão do Governo do Estado e o restante do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.

Durante a visita, Jackson Barreto fez questão de entrar nas dependências do estádio e conversar com engenheiros e técnicos que trabalham na reforma. “As máquinas já estão preparando a área e a obra está bem adiantada. Quanto ao tempo, o Governo do Estado fica tranquilo no sentido de que a reforma possa ser concluída na data”, observou. Com o andamento acelerado, o novo Batistão pode ser entregue à população sergipana antes do prazo previsto, que é de 15 meses.

Com a celeridade, Jackson Barreto falou da possibilidade de Sergipe ser sub-sede da Copa do Mundo, em 2014. “Vai depender das negociações que o Governo do Estado faça com a Confederação Brasileira. Temos também que compreender a importância de Sergipe no roteiro do turismo e como área de ligação de duas arenas da Copa do Mundo: Recife (PE) e Salvador (BA). Para isso, o governador Marcelo Déda construiu a ponte Gilberto Amado, que encurta distância entre Sergipe e Salvador. Então, estamos trabalhando para que possamos ser sub-sede, pois as condições de infraestrutura o Estado está sendo preparado”, ressaltou o governador em exercício.

Acompanhando Jackson Barreto, o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, assegurou que, do ponto de vista da infraestrutura esportiva, a obra é uma das mais importantes. “A reforma irá modernizar e ampliar o estádio, adequando vários itens, inclusive obedecendo as especificações da Fifa. Vamos adotar no Batistão o que se pratica no futebol mundial”, revelou.

A reforma envolve numa primeira etapa a realização de intervenções na estrutura física do estádio, recuperando-o e modernizando-o com ampliação de três novos degraus de arquibancada com instalação de alambrado de vidro, colocação de cadeiras em todo o estádio, novo gramado com nova drenagem e irrigação. A segunda etapa da reforma, que será realizada nos últimos meses da obra, envolve a parte luminotécnica, que consistirá na substituição de toda a iluminação do campo, além da implantação de uma iluminação criativa que será instalada em toda a parte externa da arena esportiva.

O gestor estadual da pasta de Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, lembrou do papel do Batistão em seus 44 anos. “O estádio cumpriu seu papel desde que foi inaugurado em 1969. Naquela época era muito moderno, mas agora chegou o momento da grande reforma que mudará totalmente o visual do Batistão e sua concepção esportiva. Com essa reestruturação, ganham a comunidade esportiva e os torcedores”.

O presidente da Federação Sergipana de Futebol, Carivaldo de Souza, destacou o empenho do Governo do Estado em conseguir o recurso necessário para a obra. “Houve um comprometimento enorme na pessoa do governador Marcelo Déda que não poupou esforços para trazer o necessário para que essa obra fosse realizada. E não só em Aracaju houve essa preocupação, mas com estádios do interior sergipano, que receberam novos estádios, a exemplo de Lagarto, Simão Dias, Maruim, Estância, entre outros”, disse, acrescentando que o “momento era um marco na história de Sergipe e que não tem dúvida que será um sucesso quando for inaugurado”.

Cronograma das obras

Ainda de acordo com o secretário Valmor, a chuva tem atrapalhado o andamento da obra, mas o trabalho não para. “O gramado e a terra vegetal estão sendo retirados, as rampas de acessibilidade estão sendo construídas, assim como o pórtico de entrada, o piso da área ao redor do Batistão, na parte interna e fora do campo. Os tubos foram encomendados para começar a drenagem, estamos demarcando a parte das arquibancadas onde iremos fazer acréscimos de lugares, portanto, estamos dentro do cronograma”, explicou.

Valmor lembrou ainda um pedido do governador Marcelo Déda. “Ele pediu que eu empenhasse todos os esforços para que pudéssemos acelerar o cronograma e isso ratificado pelo governador em exercício, Jackson Barreto. Não há pendências do ponto de vista da engenharia”, assegurou.

O governador em exercício descreveu o que está sendo feito no tocante ao aproveitamento de várias peças. “Já contactamos a empresa que irá fazer a limpeza dos refletores, para que seja aproveitado o máximo. A grade que sustenta os refletores já foi visto por um especialista em estrutura metálica, que comunicou a perfeita condição de uso. Vamos ainda recuperar os postes e as torres”.

Como ficará

O Estádio Lourival Baptista terá ampliação de três degraus das arquibancadas com a criação de 1.813 novos lugares sentados com cadeira, ampliando, assim, sua capacidade para 14.500 lugares. A arena será dotada de instalação de alambrado de vidro, construção de dois pórticos na Rua Cedro; construção de cinco bancos reserva semi-enterrados (jogadores, imprensa e Polícia Militar); novo estacionamento com 57 vagas para carros e 56 vagas para motos; dois vestiários para juízes (masculino e feminino); um túnel de acesso ao gramado através dos vestiários e duas casas de lixoeiluminação do novo estacionamento.

Também haverá revestimento de todas as fachadas com brises metálicos, sistema de sonorização, placar Full Color (6x4m) e sistema de prevenção e combate a incêndio e pânico. As melhorias não param por aí, haverá readequação do estacionamento existente com entrada para ônibus dos jogadores, gramado com irrigação e drenagem novos, reforma geral dos vestiários dos jogadores, sanitários, bilheterias, camarotes, tribunas, cabines de rádio e televisão.

A acessibilidade também foi pensada. Haverá piso e mapa tátil, construção de dois banheiros para portadores de necessidades especiais, construção de três rampas para deficientes nos acessos das arquibancadas e cadeiras.

Presenças

Participaram da visita ao Batistão, os secretários de Estado da Comunicação, Carlos Cauê e o adjunto, Sales Neto; da Casa Civil, Silvio Santos; da Agricultura, José Sobral, além dos presidentes da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cheop), Antônio Carlos, do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária, Antônio Vasconcelos, engenheiros e técnicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


*