Capa » Jackson Barreto » Jackson Barreto participa da festa de São Pedro em Estância

Jackson Barreto participa da festa de São Pedro em Estância

 jackson barreto pmdb sergipe aracaju 5 Na terra do barco de fogo, a celebração de São Pedro tem o colorido dos fogos juninos e muito forró. A festa em Estância reuniu, na noite dessa sexta-feira, 28, mais de 30 mil pessoas. O governador em exercício, Jackson Barreto acompanhou o evento e destacou a importância cultural da data para o Nordeste.
“Não podemos falar da festa de São Pedro em Estância de forma isolada. Essa festa é um conjunto de cultura popular, de tradições nordestinas e de identidade sergipana. Estância é uma vitrine dos festejos juninos. O barco de fogo, que é uma criação estanciana e sergipana, agora é patrimônio cultural e faz parte de nossa história. Estou muito feliz em participar desse evento”, afirma.

Para o vice-prefeito da cidade, Filadélfio Alexandre, a festa é um importante estímulo para a economia local. “A festa de Estância é tradicional e é um misto de cultura, show artístico e participação popular. Contamos com a parceria do Governo do Estado e da Petrobras e conseguimos fazer mais de 30 dias de festa, gerando emprego, renda e promovendo a diversão da população”, diz.

“Mais uma vez o Governo de Sergipe marca presença no São João de todo o estado. Temos o Arraiá do Povo com uma programação 100% sergipana. Em todas as regiões vemos a presença da mais legítima tradição nordestina, com o forro como principal traço musical, mas que tem grupos folclóricos, quadrilhas. Sergipe celebra esta festa com a participação do governo de Marcelo Déda e de Jackson Barreto”, declara a secretária de Estado de Cultura, Eloísa Galdino.

Barco de Fogo

Impulsionado pela força de espadas de fogo, o barco de fogo é um dos mais importantes elementos da cultura sergipana e que tem suas raízes na cidade de Estância, no sul do estado. Suas primeiras citações datam o ano de 1907, totalizando 106 anos de existência.

Em maio, a prefeitura de Estância deu entrada na Secretaria de Estado da Cultura (Secult) para o tombamento do barco de fogo com patrimônio cultural imaterial de Sergipe, e teve a aprovação do pleito através do Conselho Estadual de Cultura (CEC). A partir de agora, o projeto de tombamento irá para o governador do Estado para ser sancionado

Fonte: ASN

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


*