Capa » Ação 15 » Hemose espera ampliar número de doações e equilibrar estoque de sangue para Semana Santa

Hemose espera ampliar número de doações e equilibrar estoque de sangue para Semana Santa

hemoseCom a aproximação do feriado prolongado da Semana Santa, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) necessita que o estoque de sangue esteja equilibrado para o atendimento transfusional da rede hospitalar, que em períodos festivos, aumenta em 20%. Para que o estoque não fique abaixo do regular, o serviço precisa em média, 120 doações por dia.

 

A assessora técnica da Captação de Doadores do Hemose, Rozeli Dantas explica que em datas como esta, a instituição faz um apelo aos grupos que já estão fidelizados. “Estamos entrando em contato com os parceiros, muitos do interior do Estado, para que eles possam comparecer ao Hemose e fazer sua doação”, disse ao contar que as doações destes grupos devem começar a partir do próximo sábado. “Teremos doadores do município de Glória, Canindé de São Francisco, mas ainda assim, fazemos um apelo para que outros municípios também colaborem”, convida.

 

Ter o estoque regularizado é fundamental para que os hospitais e maternidades da Hemorrede Estadual estejam abastecidos para eventuais necessidades. “Sem as doações dos voluntários, não há como suprir os pedidos de todos os hospitais que precisam diariamente de sangue para cirurgias e para pacientes em tratamento de doenças do sangue”, adverte Rozeli.

 

A gerente de Produção e Dispensação de sangue e hemocomponentes do Hemose, Juliana Alves explica que todos os tipos de sangue são necessários para equilibrar o estoque. “Os grupos A e O positivo, são mais comuns e também são os mais solicitados. Precisamos de muitas doações para atender as demandas diárias”, informa.

 

Ela lembra ainda, que os tipos sanguíneos mais raros a exemplo, dos fatores Rh negativos não podem deixar de abastecidos. “Os sangues O, A e B negativos e alguns positivos, são menos presentes na população e também precisam está regularizados no estoque do Hemocentro”, ressalta a gerente da Produção.

 

Hemorrede

O Hemocentro de Sergipe é responsável pelo fornecimento de sangue para hemorrede estadual composta pelo Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), hospitais Cirurgia, São José, Maternidades Nossa Senhora de Lourdes e Santa Isabel, Hospital Universitário (HU), Hospital da Polícia Militar (HPM), Hospitais Regionais de Lagarto, Itabaiana, Própria, além de outras unidades conveniadas.

 

Serviço

Para os cidadãos interessados em contribuir com o serviço, o Hemose está localizado na Avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e aos sábados e feriados das 8h às 12h. Mais informações poderão ser obtidas junto ao Serviço Social, através dos seguintes telefones: (79)3225-8000 e 3259-3174.

 

Da assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


*