Capa » Ação 15 » Goretti Reis fala sobre o Outubro Rosa na Faculdade Fase

Goretti Reis fala sobre o Outubro Rosa na Faculdade Fase

whatsapp-image-2016-11-01-at-11-07-13

A presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, deputada Goretti Reis, foi uma das palestrantes da Semana do Outubro Rosa na Faculdade da Estácio Fase, em uma mesa de debates promovida pela Liga Acadêmica de Saúde da Mulher que abordou o câncer de mama e a violência contra a Mulher. O evento aconteceu na noite desta segunda-feira (31), encerrando a campanha mundial que na ocasião reuniu universitários dos cursos de enfermagem e psicologia.

Para a parlamentar que é autora da Lei Nº 7526/2012que institui o Outubro Rosa como evento oficial em Sergipe, iniciativa mostra que o assunto tem sido propagado de forma positiva, principalmente no meio acadêmico onde a abordagem é importante para que se mude a conduta e a postura da sociedade, seja na parte da prevenção ou informação da violência contra a mulher.

Na palestra Goretti Reis esclareceu aos universitários a importância da Frente Parlamentar e informou as ações realizadas nos sete meses desde que foi criada. “Temos 13 deputados envolvidos na
busca de soluções para os problemas que as mulheres enfrentam, seja na falta de assistência médica hospitalar ou na assistência social contra os abusos de violência doméstica. Conseguimos mobilizar boa parte da sociedade civil organizada e setores do poder público e já tivemos resultados”, ressaltou a deputada.

Enfermeira de formação Goretti Reis ressaltou ainda que a campanha Outubro Rosa deste ano trouxe à tona problemas como a interrupção do tratamento de radioterapia, fundamental para o controle do avanço do câncer de mama e a demora no atendimento na rede pública. “As reclamações que chegaram à Frente Parlamentar levou uma comissão a cobrar dos gestores da saúde de Sergipe uma solução imediata. Está na Constituição Federal o direito e a garantia do serviço, o atendimento e tratamento, não cumprir é uma violência à mulher esclareceu.

A noite de debates contou ainda com as participações da presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Forense, a enfermeira Zenaide Cavalcante Medeiros, da professora doutora pela USP Ana Paula Lemos Vasconcelos e do coordenador do curso de psicologia da Fase, o professor mestre João Paulo Machado Feitoza.

Para a presidente da ABForense, Zenaide Medeiros, a participação da deputada Goretti Reis como representante do Legislativo e do povo mostra o compromisso que tem com as causas mais complexas. “Goretti tem sido uma parceria  importante no desafio para diminuir os efeitos da violência contra a mulher, principalmente as que sofrem, ainda mais, por falta de conhecimento e acolhimento”, reconheceu.

A enfermeira dos hospitais Universitário e de Urgência de Sergipe (HU e Huse), a professora doutora Ana Paula, acrescentou que a participação da parlamentar é imprevisível, já que a sociedade civil
precisa do legislativo para evidenciar e consolidar as leis para que sejam cumpridas. “A Frente Parlamentar em Defesa da Mulher é uma das iniciativas mais importantes para a melhoria do atendimento à mulher
vítima de qualquer tipo de violência,” concluiu.

Cristina Rochadel

Jornalista Diplomada DRT/SE 841

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


*