Capa » Ação 15 » Dr. Gonzaga destaca Semana Mundial do Glaucoma

Dr. Gonzaga destaca Semana Mundial do Glaucoma

Em pronunciamento realizado na Câmara

Municipal, na quinta-feira, o vereador Dr. Gonzaga destacou a Semana Mundial do Glaucoma, que começou na última segunda-feira, 7/3, e tem com objetivo prevenir e alertar a população para a doença conhecida como o ‘ladrão silencioso da visão’, que afeta 4,5 milhões de pessoas em todo o mundo, com previsão de atingir 11,2 milhões de vítimas até 2020.

Em Aracaju, o 1º Glaucoma Week acontece no Shopping Riomar, das 10h às 22 h, no 1º Piso (em frente ao GBarbosa e ao lado da Casa Alemã). “A disseminação de informações sobre o problema ocular  é muito importante, pois por desconhecimento, muitas pessoas perdem a cada dia um pouco de sua visão”, explicou o vereador. Outra ação que está sendo realizada durante a Semana do Glaucoma é a triagem gratuita, que pode identificar na hora se a pessoa está com a doença.

Dr. Gonzaga lembrou que o glaucoma pode ser evitado com uma simples visita ao oftalmologista e a realização de exames preventivos e avaliações da pressão intraocular e do nervo óptico. “O glaucoma compromete o nervo óptico encarregado de levar as mensagens visuais ao cérebro. Correm mais riscos as pessoas que já passaram dos 40 anos, pacientes com altos graus de miopia, histórico familiar da doença e as que têm pressão intraocular elevada”, alertou o parlamentar, que também é médico.

O vereador apresentou dados de uma pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) que aponta que 80% das pessoas que têm glaucoma só buscaram o oftalmologista depois de perceber alterações como perda de visão, olhos vermelhos, desconforto e embaçamento.

Dr. Gonzaga aproveitou para lembrar a Lei 3.442, de sua autoria, que determina que as maternidades públicas e privadas realizem o Teste do Olhinho em todas em todos os recém-nascidos, antes mesmo de deixar a maternidade. “O teste do olhinho é uma forma de prevenção muito importante, pois é através deste exame que é detectado a presença de diversas doenças oculares, como o glaucoma, e quanto mais cedo essa descoberta for feita mais fácil torna-se o diagnóstico e a cura da moléstia detectada”, informou Dr. Gonzaga.

A maioria das maternidades, no entanto, não examinam os olhos dos recém-nascidos e o resultado dessa negligência é que 50% das crianças só têm o problema de visão detectado quando estão cegas ou quase cegas para o resto da vida. O teste do olhinho pode detectar precocemente algumas das maiores causas de cegueira infantil na faixa etária de 0 a 5 anos – a catarata,  o glaucoma congênito e o câncer na retina.

 

Foto: Acrisio Siqueira

Fonte: www.cmaju.se.gov.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


*