Capa » Ação 15 » Deputado Garibalde Mendonça parabeniza os bombeiros pelo seu dia: “são heróis da sociedade”

Deputado Garibalde Mendonça parabeniza os bombeiros pelo seu dia: “são heróis da sociedade”

O deputado estadual Garibalde Mendonça parabeniza todos os integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), que comemoram o seu dia nesta quarta-feira, 28 de dezembro. Para celebrar a data o (CBMSE) realiza hoje, a partir das 7h em frente ao farol da Orlinha da Cora do Meio o II Aquathlon – competição esportiva que irá combinar 300 metros de natação em mar aberto e 3km de corrida, evento que já entrou no calendário do CBMSE e, é destinado aos servidores da segurança pública do estado.
O legislador lembrou a importância que os homens e mulheres que compõem essa corporação têm para a sociedade. “Quem nunca ouviu falar daqueles profissionais que ficam na orla marítima para salvar quem se afoga? Por isso, parabenizo todos os homens e mulheres que fazem o Corpo de Bombeiros do meu estado pela data que comemoramos hoje, (28) que é o seu dia.
Esses homens e mulheres são heróis da sociedade e muita das vezes não reconhecidos. Eles são responsáveis diretos pelo salvamento de vidas, seja no mar, nas ruas, em estradas. Onde se falar em acidentes, incêndios ou qualquer fato grave envolvendo vidas humanas ou até de animais, os bombeiros lá estão para salvar vidas”, afirmou Garibalde, parabenizando a categoria.
De acordo com dados estatísticos fornecidos pelo chefe do 4º Grupamento Bombeiro Militar– GBM, capitão José Messias dos Santos entre os meses de janeiro a novembro de 2016, foram contabilizados 57 resgates de pessoas com vida, somente na Praia de Atalaia, contra 38 vitimas fatal em todo o estado.

Grupamento Marítimo (Gmar)

O Grupamento Marítimo está localizado na Orla de Atalaia, em Aracaju/SE. Composto por guarda-vidas e mergulhadores, o Gmar é a unidade do CBMSE responsável pela prevenção e salvamento de vítimas de afogamento nas praias de Aracaju e atividades de busca e resgate em praias, balneários, lagos e rios de todo o Estado de Sergipe.
O Gmar foi criado em 28 de novembro de 1951, pela Lei Municipal nº 098, com o nome de Grupamento de Salvamento Aquático. Em 1955, passou a ser chamado de Posto de Salvamento e Socorros de Urgência da Prefeitura Municipal de Aracaju. Em 1984, quando o Corpo de Bombeiros passou a ser vinculado à Polícia Militar do Estado de Sergipe, recebeu a denominação de Subgrupamento de Busca e Salvamento. Em 1999, com a desvinculação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado, a unidade passou a ser chamada de Subgrupamento de Salvamento Aquático (SGSA). Foi somente em fevereiro de 2011 que a unidade especializada passou à condição de grupamento, sendo chamada de Grupamento Marítimo e comandada por um oficial superior.

Posto Avançado do 4º GBM

Sediado na Avenida Santos Dumont, bairro Coroa do Meio, em Aracaju/SE, o Posto Avançado do 4º GBM tem uma área de atuação que abrange 07 bairros de Aracaju (Inácio Barbosa; São Conrado; Farolândia; Coroa do Meio; Aeroporto; Atalaia; Santa Maria e Zona de Expansão) e Praia da Caueira, em Itaporanga D’Ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


*