Capa » Ação 15 » Décima edição do Governo Ação é realizada em Carira

Décima edição do Governo Ação é realizada em Carira

Ação deste sábado, 30, atendeu cerca de 2 mil pessoas

CARIRA Governo em ac_a_o - Foto_Marcelle Cristinne (22)

Há mais de um ano que a senhora Maria Amarante não ia ao cardiologista. Aos 71 anos, a aposentada, moradora do Povoado Massaranduba, em Carira, aproveitou a realização do Governo em Ação no município, neste sábado, 30, para usufruir do serviço oferecido pelo Estado. A ação contou com a presença do governador Jackson Barreto, que foi até o município, distante 112 km da capital, verificar os trabalhos desenvolvidos pelo programa e a receptividade do povo carirense.

“Foi muito boa, a consulta, fui bem atendida e o médico passou um exame de esteira [teste ergométrico] para ser feito. É bom ter um serviço assim, perto da gente, senão teria que viajar para Aracaju ou Itabaiana para uma consulta com o cardiologista”, afirmou Dona Maria Amarante, que, na ocasião, ainda visitou o espaço do Banco do Estado de Sergipe (Banese) para negociar uma pequena dívida do cartão de crédito.

Realizada no Colégio Estadual Prof. Artur Fortes, no Centro de Carira, a edição do programa, promovido pelo Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), em parceria com outras secretarias, como da Segurança Pública, Saúde, Educação, Turismo e Esportes, e órgãos do estado, a exemplo do Banese, Deso e Procon, levou à população local, das 8h às 16h, dezenas de serviços gratuitos, como a emissão de carteira de identidade, atendimento sobre Cadastro Único e Bolsa Família e dicas sobre elaboração de currículo.

“Esse evento tem uma importância muito grande, porque prestamos serviços à população, trazemos o governo para mais perto do povo e atendemos determinadas necessidades e carências da população, com a premência da urgência, e mostramos o governo sempre presente e ativo, realizando sonhos e resolvendo os problemas mais urgentes do nosso povo. Tudo isso me deixa extremamente feliz. O Instituo de Identificação, por exemplo, faz um trabalho de emissão de 300 a 400 carteiras de identificação por edição, é muito importante para facilitar a vida do povo, que muitas vezes não tem condições para viajar até Aracaju para obter o documento. Nosso objetivo é esse, prestar serviços à população e fazer um governo mais perto da população”, disse o governador.

A programação também contou com a presença das coordenadorias de Inclusão e Assistência Social, da Mulher, da Juventude, dos Direitos Humanos, do Trabalho e Emprego e da Defesa Civil da Seidh. A coordenadoria Estadual de Políticas para Mulheres esteve presente com a Unidade Móvel (ônibus lilás), que presta atendimentos às mulheres vítimas de violência, com serviços de prevenção, assistência, apuração, investigação e enquadramento legal. A unidade também tem função educativa, com a promoção de palestras e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha.

Os carirenses contaram ainda com palestra sobre educação alimentar infantil, rodas de conversa, orientações às famílias de crianças e adolescentes com deficiência; atendimento do Banese Card; negociação de Dívidas Deso, orientações para as mulheres vítimas de violência doméstica com atendimento psicológico individual; vistorias em áreas de risco e orientações da equipe da Defesa Civil; avaliação física e orientações sobre obesidade e hipertensão, e problemas articulares (Setesp/SES), informações sobre segurança alimentar e nutricional e distribuição de mudas frutíferas pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) e informações sobre direito do consumidor, com o Procon Estadual da Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc).

“Mesmo com chuva o povo veio em massa. É uma ótima ação e pela procura que percebemos a população de Carira precisava muito. Parabéns ao governo por essa ação, que é um trabalho maravilhoso que vocês realizam”, disse o deputado federal Fábio Mitidieri, que estava acompanhado do seu pai, o deputado estadual, Luiz Mitidieri.

Na área da saúde, os moradores de Carira puderam ter acesso a serviços oftalmológicos, odontológicos e ginecológicos ofertados pelo Sesi, que participa do evento pela quinta vez. A Secretaria de Estado da Saúde, por sua vez, disponibilizou senhas para consultas com cardiologistas e clínico geral, além da unidade móvel do Programa Estadual DST/Aids, com os testes rápidos de HIV e Sífilis, triagem para diabéticos e hipertensos, assim como, roda de conversa sobre as práticas integrativas no SUS.

José Valdir dos Santos, 63, morador do Assentamento Roseli Nunes não perdeu a oportunidade de visitar o clínico geral para uma consulta. “Estou com um problema de pele e ainda não tinha ido ao médico, porque para gente aqui do interior é mais difícil procurar um médico. Quando ouvir que iria ter esses serviços aqui já me preparei para vir. A médica me atendeu bem e agora vou me cuidar”.

Segundo a médica Cristiane Santana Ferreira, as consultas servem para uma avaliação geral e encaminhamento para especialistas ou exames específicos. “É a primeira vez que participo da ação, é um trabalho interessante, que tem um grande valor social. Identificamos o problema e orientamos os pacientes a procurarem um especialista para um diagnóstico mais preciso”.

O Movimento Popular de Saúde (Mops) voltou a fazer parte do mutirão, com massagens, reiki, aurículoterapia, entre outras, muito procurados pelo público. O agricultor do Povoado Boa Sorte, José Almeida de Souza, 43, ficou impressionado pelo diagnóstico da iridologia feito pela equipe do Mops. Na medicina natural e alternativa, a iridologia é uma forma de diagnóstico realizada por meio da observação da íris, uma das estruturas mais complexas do corpo humano. Os historiadores apontam para a existência desta prática já na antiga China e Grécia, tendo sido divulgada e aperfeiçoada desde o século XVII.

“Fiz esse exame e gostei muito. Tudo que ele disse é verdade. Ele falou de uns problemas, que eu já sabia que tinha, no fígado e de circulação, só examinando meu olho. No início, eu disse que não tinha nada, para testar se era verdade, mas ele acertou tudo e passou uns chás que são bons para o que tenho, mulungu e semente de sucupira, plantas que a gente tem aqui e nem sabia que servia pra isso, agora vou tomar pra ver se fico melhor”, contou José Almeida de Souza.

Antes de visitar o espaço do Mops, o agricultor já tinha passado no stand de distribuição de mudas e sementes para pegar duas novas espécies que ainda não tem na sua pequena propriedade no Povoado Boa Sorte. “Peguei uma muda de amora e outra de tamarindo. Vou plantar na minha roça para ter essas frutas diferentes por lá. Cheguei cedo aqui e a gente vê que tem muita gente, porque não é todo dia que a gente tem tantos serviços em um só lugar, temos que aproveitar. Isso é muito bom para gente”, completou.

Devido à implantação de um novo sistema, futuramente online (CTPSWEB), o serviço de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) encontrou-se temporariamente suspenso nas unidades do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT). Mas, de acordo com a secretaria da Seidh, Marta Leão, a demanda será atendida no município no início de agosto.

“A gente vai nos municípios e faz o levantamento das demandas principais, do que esses municípios e povoados estão mais necessitados, e trazemos. Isso mostra que o governo se preocupa com todos os municípios do estado. Carira já havia solicitado esses trabalhos pra aqui e hoje identificamos que a grande a solicitação da população foram as contultas oftalmológicas e a carteira de trabalho. Como não conseguimos suprir toda a demanda hoje, conversamos com a secretaria de Saúde e ela abriu um precedente no centro de especialidade e vamos levar 180 pessoas para fazer o exame de vista nesta sexta-feira, 5, e no dia 12. Já no dia 8, vamos trazer o NAT para o município mais uma vez para a emissão de carteiras de trabalho, porque hoje o sistema está fora do ar em todo o Brasil, pois está em manutenção. Vamos passar o dia 8 aqui, na Secretaria de Inclusão Social, tirando carteira de trabalho, tanto a primeira quanto a segunda via”. Segundo Marta Leão, na ação deste sábado foram atendidas entre 1.500 a 2 mil pessoas.

Edições anteriores

O bairro Santa Maria recebeu a terceira, quarta, quinta e sexta edições do mutirão, nos meses de dezembro, fevereiro e março passados. A sétima edição aconteceu no mês de maio, em Japaratuba; a oitava em junho, em Pirambu; e a nona, em julho, em Itabaiana. As duas primeiras edições do mutirão foram realizadas nos municípios de Poço Redondo e Neópolis, em 2015, com o objetivo de interagir com a comunidade e identificar as demandas mais urgentes, para promoção de melhorias para o cidadão. É um trabalho de combate à pobreza, voltado para aproximar, conhecer e diminuir as necessidades da população mais carente.

Entrega de trator

Na ocasião, o governador Jackson Barreto realizou a entrega da chave de um trator para Associação do Povoado Lagoa do Meio, fruto de um investimento da ordem de R$ 149 mil, feitos pelo Governo de Sergipe em parceria com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no âmbito do Edital dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). Serão 91 produtores rurais beneficiados.

Jackson lembrou que Carira é referência em agricultura em Sergipe, pois é o maior produtor de milho do estado e um dos principais responsáveis por colocar Sergipe como segundo maior produtor do grão no Nordeste.

Já o presidente da Associação contemplada, Paulo Almeida Costa, agradeceu o veículo entregue e falou dos benefícios que ele trará para os produtores. “Não é só o trator, tem também os implementos agrícolas. Trabalhamos muito para nos adequarmos e ganharmos esse Edital, isso mostra que as coisas acontecem quando a gente trabalha. Quero agradecer ao governo e a Secretaria por todo o apoio. Esse trator é a melhor coisa para gente. Carira é o maior produtor de milho do estado e vamos trabalhar e vamos ajudar muito nosso povo com esse trator”.

Para Marta Leão, o trator dar condições aos agricultores de aumentar sua produção sem precisar contratar horas máquina e implementos agrícolas. “É pensando nisso que a gente faz essas parcerias com o governo federal e com o BNDES, para oferecer melhores condições de trabalho e produtividade aos nossos agricultores”.

Jackson ainda participou da adesão do Colégio Estadual Prof. Artur Fortes com o Selo Verde, que certifica a unidade como livre do foco do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, chikungunya e Zika virus.

Presenças

Participaram da ação, o ex-prefeito de Carira, Bosco Machado e o ex-prefeito de Malhador, Dedé do Inhame; Luciano Bispo; os secretários de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, da Comunicação, Sales Neto, da Educação, Jorge Carvalho; a superintendente executiva da Seed, Marieta Barbosa; o diretor de Esportes da Setesp, Gilson Dória; o coordenador Geral de Perícias, Moisés de Oliveira Chagas; o coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Mendes; o diretor-presidente da Fundação Aperipê, Givaldo Ricardo e a diretora do Colégio Artur Fortes, Joilda Martins, assim como autoridades e lideranças políticas da região.

CARIRA Governo em ac_a_o - Foto_Marcelle Cristinne (3)
CARIRA Governo em ac_a_o - Foto_Marcelle Cristinne (4)
————————————————–
Secretaria de Estado da Comunicação Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


*