Capa » Ação 15 » CPI da Telefonia: Deputado Zezinho Guimarães luta para modificar marco regulatório

CPI da Telefonia: Deputado Zezinho Guimarães luta para modificar marco regulatório

zezinhojanainasantosO deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB) anunciou que, em todo o Estado, circulará um abaixo-assinado para que a população tenha a oportunidade de se manifestar em favor da mudança na lei do marco regulatório da telefonia no Brasil.

 

A decisão foi tomada após nova reunião, em Brasília, da qual participou também o presidente da CPI, deputado estadual Augusto Bezerra (DEM). Guimarães ressaltou que o marco foi preparado para a telefonia fixa há quase duas décadas. De lá para cá, não houve alteração e nem investimentos para a nova demanda de mercado produzida pela telefonia móvel.

Vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada na Assembleia Legislativa com o fito de apurar os desmandos da telefonia móvel, Guimarães destacou que “se o consumidor tiver conhecimento de 10% do que acontece na telefonia, ele teria a percepção, ao usar o aparelho celular, que a cada minuto, a cada ligação, nós somos roubados. Isso é estarrecedor”! Ele lembrou que as operadoras têm que fazer, obrigatoriamente, pequenos investimentos, mas não o fazem.

“Mesmo assim, vendem linhas telefônicas de uma forma avassaladora. Enganam os usuários e a conta telefônica é, diariamente, roubada com pequenos furtos”, disse Zezinho ao questionar, “quem é o usuário de telefonia móvel que consegue checar todas as suas ligações? Imaginem a conta de um governo de Estado ou de uma Prefeitura como a de Aracaju, que possuem contas astronômicas? Quem confere isso? Quem tem condições de acompanhar esses gastos”?

ALERTAS – Por conta dessas incertezas e consequente falta de controle, Zezinho se reúne hoje, com representantes da Secretaria de Estado da Fazenda para sugerir ao Governo de Sergipe que convide um técnico em telecomunicações – que ele próprio conheceu – de uma empresa do Rio Grande do Sul, que é especialista no assunto e que sabe como fazer.

“Ele (o técnico) reduziu a conta do Governo gaúcho em quase 42% e isso tudo provado. Isso nos faz constatar que as operadoras cobravam de maneira equivocada e tiveram que devolver dinheiro. Isso não aconteceu mais porque agora eles estão controlando”, disse, adiantando que com a ajuda do vice-líder da oposição, Augusto Bezerra, fará o mesmo alerta ao prefeito João Alves Filho (DEM) para que o município também busque fazer esse controle.

Foto: Maria Odília – Agência Alese

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


*