Capa » Ação 15 » Conselhos municipais aprovam Projeto Cidadania Rural

Conselhos municipais aprovam Projeto Cidadania Rural

Cidadania_rural_em_Tobias_Barreto_12_800_adesaoOs Conselhos de Desenvolvimento Municipais do Território Centro Sul Sergipano aprovaram plenamente o Projeto “Cidadania Rural”, que visa desenvolver ações sócio-educativas junto aos conselheiros municipais e representantes das associações comunitárias rurais.

O projeto entra em execução nesta quarta-feira, dia 11 de junho, no município de Riachão do Dantas, e está sendo desenvolvido pela Empresa de Desenvolvimento do Estado de Sergipe – Pronese, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.

O diretor de Operações da Pronese, Wallace Barreto de Carvalho, que coordena o Projeto Cidadania Rural, disse que “as atividades educativas serão desenvolvidas de forma permanente com objetivo de estimular e fortalecer a participação das associações comunitárias rurais e assim garantir o acesso às políticas públicas”.

“Neste primeiro momento o público-alvo desta capacitação são os gestores dos Conselhos e membros da diretoria das associações comunitárias que integram o Conselho de Desenvolvimento Municipal”, explicou Wallace.

Ele explicou que a primeira etapa do Projeto foi realizada na semana passada, entre dois a seis de junho, quando se apresentou a proposta individualmente aos Conselhos dos cinco municípios do Território Centro Sul Sergipano (Riachão do Dantas, Lagarto, Poço Verde, Simão Dias e Tobias Barreto). Todos os conselhos aprovaram a proposta e querem ficar cada vez mais preparados para elaborar e gerir os projetos realizados com recursos públicos.

Eluzinete Barreto de Souza, o Dudu, presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural de Tobias Barreto, disse que o encontro de apresentação do projeto Cidadania Rural estimulou os membros das associações a participarem de todos os encontros educativos. “Eles estão determinados a trazerem mais recursos para o município e para isto é preciso conhecer as formas de fazer e gerenciar os projetos”, comentou Dudu.

Aprendendo sobre gestão e políticas públicas

Segundo a equipe técnica da Pronese, com o Projeto Cidadania Rural, os conselheiros e membros de associações terão acesso às informações sobre gestão das organizações, dos projetos e sobre políticas públicas.

O Projeto de Cidadanias Rural apresenta três importantes temas: “Gestão sustentável dos conselhos e das associações; Gestão e sustentabilidade dos projetos comunitários; Políticas públicas.

Dentro do primeiro tema serão apresentados conceitos de conselhos, associações, cooperativas e ONGs, e temas administrativos tais como ata, edital, convocação. autonomia financeira, regularização e cadastramento das associações.

No segundo tema vão tratar dos diferentes tipos de projetos, a exemplo dos projetos de infraestrutura, sociais e Financeiros e sócio-ambientais.

Por fim, pretendem finaliza uma mesa-redonda com órgão governamentais e não-governamentais para discutir políticas públicas.

www.pronese.se.gov.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


*