Warning: Declaration of tie_mega_menu_walker::start_el(&$output, $item, $depth, $args) should be compatible with Walker_Nav_Menu::start_el(&$output, $item, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /home/pmdbse/www/wp-content/themes/formulando/functions/theme-functions.php on line 1942
BOQUIM. Governo constrói Escola Profissionalizante. | PMDB-SE
Capa » Jackson em todo o Sergipe » BOQUIM. Governo constrói Escola Profissionalizante.
BOQUIM. Governo constrói Escola Profissionalizante.

BOQUIM. Governo constrói Escola Profissionalizante.

 

Alex Santiago/Sedurb
Implantado pelo Governo do Estado em maio de 2009, com o propósito de promover o desenvolvimento urbano e territorial sustentável de Sergipe, interiorizando  investimentos em infraestrutura social e produtiva, o Programa Sergipe Cidades já executou 115 obras em municípios dos oito territórios sergipanos e tem dado prosseguimento em intervenções urbanas que têm elevado a qualidade de vida da população, como nunca antes visto.

Dentre os eixos temáticos que norteiam o programa resultante da exitosa parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), atender as diretrizes estratégicas de acesso ao ensino  público de qualidade vem sido cumprido à risca.

Localizada a 82 Km de Aracaju, a cidade de Boquim foi contemplada com uma escola profissionalizante voltada para a área da fruticultura, principal fonte de renda econômica do município. Uma vez implantada, a unidade de ensino capacitará os alunos em diversas áreas ligadas a citricultura, expandindo seus conhecimentos e preparando-os para o mercado de trabalho além fronteiras sergipanas.

Sonho realizado

De acordo com o prefeito de Boquim, Jean Carlos Nascimento Ferreira, a implantação da Escola é a concretização de um anseio antigo. “A fruticultura é uma cadeia econômica que é o foco não só de Boquim, mas de toda a região. Com essa unidade profissionalizante o município será uma grande vitrine para a área e principalmente para o mercado de trabalho”, declara.

Ele acrescenta que a obra do Sergipe Cidades redefinirá o patamar lucrativo do município. “Há uma carência muito grande de profissionais nesse ramo, especialmente na assistência técnica. Uma vez implantados, os cursos atrairão interessados não só da região, mas também de outros Estados. Com isso, o fortalecimento econômico e social do município passa a ser outro antes mesmo da graduação dos estudantes, pois o simples fato de dezenas alunos adotarem Boquim como cidade provisória já estabelece uma nova fase de desenvolvimento”, afirma.

O prefeito faz questão de ressaltar o apoio do Executivo Estadual para a realização das obras. “O povo de Boquim tem uma gratidão eterna pelo saudoso Marcelo Déda que vislumbrou essa escola para o município, além de outras importantes obras. Somos gratos também ao Governador Jackson Barreto que desde sempre vem acompanhando e dando continuidade às ações em benefício dos nossos munícipes”, revela.

A Escola Profissionalizante

Situada na Rua José Martins Araújo, a escola profissionalizante recebeu investimentos de R$ 4.282.463,99. Ocupando uma área de 11.877,25 m², seu projeto foi desenvolvido a partir de um módulo base, contendo um programa mínimo necessário para um bom funcionamento das atividades educativas a nível técnico, seguindo as normas do Ministério da Educação, buscando soluções que envolvem o fortalecimento da identidade dos cursos técnicos, sua sintonia como as vocações e peculiaridades regionais e a necessidade de ampliações de sua visibilidade.

Em sua edificação foram executados serviços de primeira qualidade, a exemplo da implantação da estrutura em concreto armado e laje pré-moldada, aplicação de piso de alta resistência instalações elétricas, hidro-sanitárias, de lógica e telefone, de combate a incêndio e de gás.
Dividida em três blocos, um deles é composto por almoxarifado, arquivo morto, salas de vídeo, de direção, de reuniões, dos professores, do grêmio estudantil, de coordenação pedagógica, de suporte pedagógico, de recursos didáticos, de leitura e biblioteca.

Em outro bloco estão os laboratórios de físico-química, informática, ciências biológicas, ciências, laboratório técnico externo, além de 12 salas de aula. Nas dependências essenciais foram construídos um depósito, refeitório, cozinha/despensa, cinco sanitários destinados aos alunos, sendo dois masculinos e dois femininos e um sanitário de uso exclusivo para pessoas com mobilidade reduzida, além de outro para o uso de professores e funcionários.

A área externa é pavimentada em paralelepípedo e possui guarita com banheiro, um bicicletário, duas casas de lixo e uma de gás, estacionamento para motos, veículos e bicicletário, jardins, além de possuir espaço para futuras ampliações.

A fim de proporcionar mobilidade satisfatória para os alunos, os corredores foram amplamente planejados. Modernas luminárias foram instaladas em todas as salas e nos laboratórios, sem contar que postes com luminárias de quatro pétalas propiciam maior luminosidade à instituição educacional.

A acessibilidade segue a norma padrão e foram aplicados piso tátil e rampas de acesso tanto no entorno da escola quanto na parte interna. Para garantir ainda mais a segurança dos alunos, extintores de incêndio estão espalhados por todos os corredores e em pontos estratégicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

*