Capa » Ação 15 » Belivaldo acompanha tradicional procissão do Bom Jesus dos Navegantes em Propriá
Belivaldo acompanha tradicional procissão do Bom Jesus dos Navegantes em Propriá

Belivaldo acompanha tradicional procissão do Bom Jesus dos Navegantes em Propriá

Após a procissão, Belivaldo se dirigiu ao Médio Sertão sergipano, onde acompanhou a final da Copa Graccho de Futebol 2017

O vice-governador Belivaldo Chagas participou neste domingo (28) da tradicional procissão de Bom Jesus dos Navegantes, realizada pela Diocese de Propriá, no Baixo São Francisco sergipano. A festividade reuniu milhares de fiéis, os quais acompanharam a missa e, em seguida, o trajeto da imagem do Bom Jesus, que saiu da Catedral Metropolitana e seguiu em cortejo até às margens do rio São Francisco para procissão fluvial.

“Propriá mantém essa tradição e faz com que toda região nesse dia se dirija para aqui. E a gente participa deste momento de fé, de religiosidade cristã, no qual a Igreja se une para manter viva essa chama. Não podemos deixar de orar, acreditar, perseverar o tempo todo. Aproveitamos para fazer nossa oração de agradecimento a Bom Jesus dos Navegantes e para pedir que abençoe nosso povo e nosso estado, que possamos superar as dificuldades, continuemos no melhor caminho e para que tenhamos saúde e paz, que é o que mais interessa a todos nós”.

Em Propriá, a festa ocorre há mais de 100 anos. A celebração chegou ao Brasil em 1808, trazida pela Família Real. De acordo com o padre Clébson Ferreira Moura, o ato religioso atrai fiéis não só de Sergipe, mas de todo o país, principalmente dos estados vizinhos, Alagoas e Bahia.

“Essa celebração, no último domingo do mês de janeiro, é a maior festa da nossa cidade. A festa é uma tradição de fé, de um povo que olha para imagem do Bom Jesus e encontra consolo, conforto. É uma experiência de Deus na vida de cada cristão. Propriá se transforma. Romeiros, peregrinos de outros estados e o povo de Deus aqui de Propriá se reúnem para festejar e louvar o Bom Jesus dos Navegantes”, declarou o religioso.

Graccho Cardoso

Após a procissão, Belivaldo se dirigiu ao Médio Sertão sergipano, onde acompanhou a final da Copa Graccho de Futebol 2017. O campeonato contou com o apoio do governo do Estado, que doou uniformes para os 12 times locais envolvidos na competição.

O ex-vice-prefeito de Graccho, José Arakem Aragão, agradeceu ao apoio do vice-governador ao evento esportivo. “Muito obrigado pelo apoio do governo. Esperamos receber ainda mais incentivo para continuar com o esporte aqui em Graccho”, disse.

Para o vice-governador, o incentivo ao esporte é fundamental como instrumento de inclusão social. “Fico muito feliz quando chego a um evento como este e vejo a alegria de todos. Nós conseguimos esses fardamentos, que foi um pedido de vocês. Fico muito satisfeito em ver esse trabalho realizado aqui, porque o esporte tira os jovens e crianças das ruas, das drogas”.

O idealizador do campeonato, o vereador José Carlos Vieira dos Santos, conhecido como Preto da Galinha, contou que já planeja a segunda edição do evento esportivo no município. “Começaremos a Copa Graccho 2018 em setembro. E para a criançada temos uma novidade: a Escolinha Flamengo de Futebol em Graccho Cardoso, que vamos iniciar em breve. Agradeço a todo o apoio do vice-governador Belivaldo e do deputado Luciano Bispo e a presença de todos aqui. Tudo isso é para o povo do nosso município”.

Disputada no campo Luiz de França, a competição de futebol amador consagrou o time Três Barras e reuniu centenas de torcedores da comunidade. O Flamengo de Graccho ficou com a segunda colocação.

Belivaldo comprometeu-se a contribuir para que o espaço da competição receba melhorias. “É preciso saber a quem pertence legalmente este terreno, se a documentação estiver em dia já é meio caminho andado. Se tudo estiver correto, faremos o projeto para o muro e iluminação do campo. São muitas dificuldades que o governo enfrenta, mas vamos tentar realizar esse sonho do povo de Graccho, que se reúne aqui para praticar e incentivar o esporte. Procuraremos os meios legais, se tudo der certo, vamos realizar o sonho de vocês”, garantiu o vice-governador.

Participação

Prestigiaram a procissão de Propriá ou a Copa Graccho, o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Estadual Luciano Bispo; os deputados federais, Laércio Oliveira e João Daniel; o deputado estadual Gustinho Ribeiro; a superintendente executiva da Casa Civil, Conceição Vieira; o secretário de Estado da Inclusão, José Sobral e o diretor-presidente da Fundação Aperipê, Givaldo Ricardo.

 

Foto: Marcelle Cristinne/Agência Segipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*